Frete Grátis a partir de R$ 99 (Sul e Sudeste)

Mofo em casa: saiba mais sobre as causas e como combater

Mofo em casa: saiba mais sobre as causas e como combater

Motivo de muito incomodo em diversos ambientes, causando desconforto estético e para saúde, o mofo tem origem em locais úmidos e sem incidência de luz solar. A boa notícia é que existem formas de combater e prevenir esse “inimigo”. O importante é saber como. Confira!

Mas afinal, o que é o mofo?

Mofo são fungos que têm um conjunto de filamento de células chamadas de hifas. Propagadas por meio de esporos, o mofo incide no ambiente por meio de manchas pretas através de superfícies úmidas, especialmente em paredes e tetos. Como dito anteriormente, a umidade e a falta de luz solar são agentes propagadores dos fungos, sendo o primeiro essencial para o desenvolvimento.

Mofo e bolor não são a mesma coisa

Muitos acham que ambos são iguais, mas apesar do bolor também ser causado por fungos, a semelhança para por aí. No caso do bolor, os fungos apenas infectam, enquanto o mofo pode até mesmo corroer a superfície atacada. Sendo mais simples de ser eliminado, o bolor é facilmente encontrado em relevo e com apenas um pano úmido pode ser eliminado dos materiais e objetos por ele acometido.

O mofo para a saúde

Problemas respiratórios e de pele são as principais enfermidades que o mofo pode causar para as pessoas, principalmente para aquelas que possuem baixa imunidade e ou doenças crônicas como bronquite e asma. Para se ter uma ideia, a umidade em ambientes é responsável por cerca de 13% da asma crônica em crianças.

Doenças de pele como eczema e dermatite atópica também podem ser causadas pelo mofo. A OMS (Organização Mundial da Saúde) atesta que a umidade e o mofo podem sim causar danos para a saúde, além de confirmarem que a prevenção é a melhor maneira para combater.

Blog Adequim - A limpeza é aliada contra o mofo

A limpeza é aliada contra o mofo

Onde posso encontrar o mofo em casa?

Como é de se imaginar, o banheiro é o cômodo mais afetado da casa. Mas ambientes como a cozinha e os quartos também são locais suscetíveis ao aparecimento do mofo. Este último principalmente à noite por conta da umidade originada da respiração e sudorese durante o sono. Abaixo seguem alguns números relacionados à umidade nos ambientes:

  • Há 70% de umidade nos quartos quando dormimos com janelas fechadas
  • Após o banho, o banheiro acumula até 90% de umidade
  • Closets podem chegar à 70% de umidade
  • Uma sala de estar pode chegar a 65% de umidade quando 4 pessoas estão nela

Causas do mofo

Como podemos ver, a umidade é a principal aliada na formação dos fungos causadores do mofo, mas também ambientes fechados, sem luz e circulação de ar contribuem significativamente com a elevação da umidade e aparecimento do mofo. Precisamos considerar também a localização geográfica: regiões litorâneas, perto de encostas ou sem luz natural são mais afetadas pelo mofo.

Problemas com mofo: há solução

A prevenção é a melhor solução. É importante manter os ambientes limpos, ventilados e secos para evitar o surgimento dos fungos. Mas produtos preventivos, principalmente com ação bactericida e fungicida, podem combater o mofo e manter sua casa conservada e evitar problemas de saúde.

Prontos para manter a casa limpa e segura? A Adequim ajuda você a cuidar de você e sua casa com uma linha de antimofos preventivos e aditivos para tintas. Confira em nosso site e até o próximo post.

Powered by E-Com Plus
NÓS UTILIZAMOS COOKIES E TECNOLOGIAS SEMELHANTES PARA APERFEIÇOAR SUA EXPERIÊNCIA EM NOSSA PLATAFORMA, PERSONALIZAR NOSSA PUBLICIDADE E RECOMENDAR CONTEÚDO DE SEU INTERESSE. AO CONTINUAR NAVEGANDO, VOCÊ CONCORDA COM A NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE